O ano de 2017 marca os 50 anos de história da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que foi criado em 20 de junho de 1967 pelo Decreto n.º 48.133.
Sediada em Campinas, distante cerca de 100km da capital paulista, a CATI coordena e executa os serviços de assistência técnica e extensão rural ao pequeno e médio produtor agropecuário. Seu corpo técnico, presente não só na sede, mas em todo o território paulista por meio das 594 Casas da Agricultura, dos 40 Escritórios de Desenvolvimento Rural e dos 21 Núcleos de Produção de Sementes e Mudas, trabalha para que as famílias rurais paulistas se mantenham no campo com emprego, renda, qualidade de vida e para que a população tenha alimentos de qualidade na mesa e outros serviços e produtos provenientes da agricultura.
- Treinamento Cetate
- Treinamento Cetate
- Treinamento Cetate
Os programas que a CATI desenvolve têm como objetivo fortalecer o setor agrícola, focando esforços na conservação do solo e da água e nas principais cadeias produtivas do Estado de São Paulo: aquicultura, bovinocultura de leite, bovinocultura de corte, cafeicultura, fruticultura, heveicultura e olericultura. Seus programas e projetos visam incentivar a adoção de práticas conservacionistas, bem como estimular a produção agropecuária com sustentabilidade econômica, social e ambiental, envolvendo todos os elos das cadeias produtivas. E a renda não poderia ficar de fora. Com o Projeto Microbacias II – Acesso ao Mercado, os produtores familiares podem ampliar as oportunidades de negócios, com a liberação de recursos para compra de equipamentos e implementação de empreendimentos como agroindústrias, com vistas a atender o mercado com agregação de valor.
O apoio técnico é oferecido aos agricultores de acordo com a realidade de cada região e, além do foco nas cadeias produtivas citadas, os produtores são orientados sobre temas diversos como crédito agrícola, seguro rural, transferência de tecnologia, planejamento da propriedade, elaboração de projetos de recuperação do solo, reflorestamento, adequação de estradas rurais, entre outros.
As ações desenvolvidas pela CATI em todo o território paulista vêm contribuindo para a geração de emprego e renda, segurança alimentar, inclusão social, competitividade do agronegócio, melhora no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e para a preservação ambiental.