Feira Orgânica de Taubaté

Feira de Produtos Orgânicos de Taubaté

Em 1998, Taubaté tinha 30 produtores de hortaliças localizados em diversos bairros rurais. Nesse ano, trabalhando com um projeto de Olericultura pude conhecer praticamente todos, e nesse universo despontavam produtores que já eram orgânicos por convicção, como o Sr Dárcio Vaz (que hoje é produtor orgânico no município de Cunha), o Claudio Locatelli, dentre outros e alguns simpatizantes. Nessa época somente a AVAPE – Associação de Valorização e Promoção de Excepcionais era certificada pela AAO e os engenheiros agrônomos responsáveis pela produção eram o Carlos Cícero e o Pedro Ronconi.

Esse contato com os produtores me fez observar que a maior dificuldade que eles encontravam era na hora de comercializar. Pois o produto orgânico era comercializado juntamente com o convencional no mercado municipal, no Mercatau, e com isso não recebiam preço diferenciado pelo produto.
Em 2001, através de uma parceria informal entre a Casa da Agricultura de Taubaté e a Prefeitura Municipal pude ter maior contato com o então prefeito, Dr. José Bernardo Ortiz. Em uma das muitas reuniões que participei, levei até ele a solicitação dos produtores, que era um local diferenciado onde só poderiam ser comercializados produtos orgânicos. Dr. Bernardo imediatamente abraçou a causa, e esta passou a ser uma das ações que seriam executadas. Para isso, foram envolvidos o Mercatau, gerenciado então pelo Senhor Sergio Hirano, e o Mercado Municipal ,cujo gerente era o Sr. Claudio Couto.
Assim nasceu a Feira de Produtos Orgânicos de Taubaté, que foi inaugurada no dia 12 de abril de 2002, uma sexta feira, na Praça Monsenhor Silva Barros. Um ano depois, apesar de algumas desistências, a feira foi transferida para a Praça Santa Terezinha funcionando as terças e sextas feiras. Hoje, já são três dias na semana que a população pode contar com os produtos orgânicos fresquinhos. Nessa jornada de 15 anos de existência, o grupo informal se transformou em uma associação de produtores orgânicos do Vale do Paraíba – APROVAP. A associação nasceu dentro da Cas

Feira Orgânica de Taubaté

a da Agricultura de Taubaté, e ainda hoje as reuniões mensais acontecem na CA, toda primeira terça feira do mês.

Hoje os 18 produtores associados são certificados pela Ecocert através da APROVAP. O presidente da associação, o Sr. Avelino Colombo juntamente com sua esposa Silvia, produz pães, bolos, geléias artesanais além de hortaliças. O Claudio Locatelli, que foi um dos fundadores da feira, hoje pode comercializar toda a sua produção na feira e para alguns clientes que trabalham com cestas orgânicas. Vale ressaltar que o Claudio juntamente com a Célia Locatelli, sua esposa, são beneficiários do Pronaf e exploram a propriedade juntamente com os três filhos. Há dois anos  ele adquiriu um trator pelo Programa Pró Trator.

Dentre muitos trabalhos que já desenvolvi nesta Casa da Agricultura onde estou há 21 anos, a criação da Feira de Produtos Orgânicos bem como a fundação da APROVAP, foram dos que mais me marcaram. É com muita satisfação que faço esse relato nesse ano onde a CATI comemora seus 50 anos de fundação e eu 25 anos de CATI.

Taubaté, 11 de maio de 2017.
Engº Agrº Maria de Fátima Santos Cardoso