Há cinco décadas trabalhando em prol do desenvolvimento sustentável

Bem-vindo ao Portal Comemorativo dos 50 anos da CATI

Extensão rural e preservação do meio-ambiente

Sempre ao lado do produtor

Ajudando a construir o futuro da agropecuária paulista

Milhares de famílias beneficiadas

CONHEÇA NOSSO TRABALHO E NOSSA HISTÓRIA

Nossa história

Conheça mais sobre nossas ações nas últimas décadas.

Leia aqui.

Colabore com o portal

Envie suas próprias histórias, fotos, vídeos ou depoimento!

Saiba mais.

Conheça nosso trabalho

Confira nossos vídeos e saiba mais sobre nosso papel no desenvolvimento rural paulista.

Canal da CATI

O QUE FAZEMOS

Políticas Públicas de Fomento

Além dos diversos projetos da CATI, nossos técnicos investem esforços em ações diretas ou articuladas com outras entidades para garantir o acesso dos produtores rurais a políticas públicas em diversas áreas como crédito rural, seguro subsidiado, geração de renda e adequação ambiental.

Produção de Mudas e Sementes

A CATI, através do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM) desenvolve e utiliza tecnologias de última geração, para oferecer ao produtor rural do estado de São Paulo e de outros estados da Federação, sementes e mudas com garantia de qualidade genética, física, fisiológica e sanitária.

Casa da Agricultura: onde tudo acontece

Os números de atendimento diretos, prestados pela CATI, evidenciam que o trabalho da instituição é muito importante para o seu público beneficiário. São realizados, em média, 26 mil atendimentos mensais em toda a rede CATI.

DEPOIMENTOS

“A CATI atende os produtores com a missão de torna-los mais eficientes, garantindo que haja produção em quantidade, com qualidade e maior geração de renda. Um dos elementos que mais valorizam o trabalho realizado pela CATI é a sua capilaridade, que permite que as informações cheguem a todos os produtores. Destaco a dedicação de seus profissionais e a qualidade do material produzido pela CATI – boletins técnicos, instruções práticas, vídeos, site, a newsletter semanal CATI On-Line, além da revista Casa da Agricultura. Os instrumentos de comunicação são importantes aliados da extensão rural.”

Geraldo Alckmin, governador do Estado de São Paulo

“A CATI desempenha um papel importantíssimo para o sucesso da agricultura no Estado de São Paulo, proporcionando ações práticas de desenvolvimento do agronegócio, de acordo com a realidade de cada região. As ações desenvolvidas pela CATI em todo o território paulista vêm contribuindo para a geração de emprego e renda, segurança alimentar, inclusão social, competitividade do agronegócio, melhora no índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e para a preservação ambiental”.

Arnaldo Jardim, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

“Em cinco décadas, enormes transformações ocorreram. A CATI tem levado aos produtores rurais os avanços tecnológicos de produção que garantem a competitividade do agronegócio. Durante este ano várias atividades serão realizadas para comemorar nossos 50 anos e não só os produtores rurais serão beneficiados, mas toda a população que irá receber informações sobre a instituição e dicas práticas para o seu dia a dia! A agricultura está presente na vida de todos e a CATI faz parte da história de muita gente!”.

João Brunelli Júnior, coordenador da CATI

AS BASES DA CATI

EXTENSÃO RURAL

O grande desafio da extensão rural é priorizar o atendimento aos agricultores familiares e suas organizações, promovendo o protagonismo que permita a participação de forma competitiva no mercado, preservando os princípios da agricultura sustentável.

Acesso ao Mercado

O projeto Microbacias II objetiva ampliar a competitividade e proporcionar o acesso ao mercado aos agricultores familiares organizados em associações e cooperativas em todo o Estado de São Paulo, bem como organizações de produtores de comunidades tradicionais como quilombolas e indígenas.

Políticas Públicas

Além dos diversos projetos da CATI, as Casas da Agricultura investem esforços em ações diretas ou articuladas com outras entidades para garantir o acesso dos produtores rurais a políticas públicas em diversas áreas como crédito rural, seguro subsidiado, geração de renda e adequação ambiental.

PRESERVAÇÃO

Manejo Conservacionista: sempre promovendo boas práticas e reafirmando que agricultura e meio ambiente podem e devem conviver para o bem de todos, a CATI apoia e desenvolve diversos projetos de recuperação de áreas e tem como uma de suas bases a promoção do manejo conservacionista.

Beatriz Cantusio Pazinato, nutricionista da CATI

  Servidora na ativa, Beatriz aproveitou o jubileu de ouro da CATI para fornecer um depoimento especial “A minha vida profissional sempre foi e ainda é dedicada à CATI, instituição que respeito,valorizo e zelo. Desde os cursos de processamento artesanal, com a capacitação de técnicos multiplicadores, nossas publicações técnicas, as Feiras da Pequena Agroindústria, as Feiras de produtores e empreendedores rurais e da Agricultura Familiar e os cursos de Boas Práticas de Fabricação de produtos Agropecuários, foram atividades onde me envolvi,…

0
Read More

Engenheiro Agrônomo Madison Nogueira, extensionista na CATI Regional Guaratinguetá

Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) em 1989, com especialização em fruticultura comercial. Ingressou na CATI em 1993. Trabalhou como extensionista na antiga Delegacia Agrícola, atual CATI Regional Guaratinguetá, como Supervisor Sub-Regional, e assistente agropecuário e de planejamento nas área de fitotecnia e sócio-economia ambiental. “Tenho orgulho pessoal e profissional de pertencer e ter me dedicado “integralmente” à CATI, onde estou há quase 25 anos. Gostaria de parabenizá-la pelos 50 anos de dedicação total ao seu público,…

0
Read More

Regionais CATI e servidores enviam fotos para o portal comemorativo

Contribuindo para o enriquecimento da história da CATI, servidores e Regionais continuam enviando registros fotográficos para o Centro de Comunicação Rural (Cecor) da CATI. Dessa vez, a engenheira agrônoma Escolástica Ramos de Freitas, da Divisão de Extensão Rural (Dextru), o engenheiro agrônomo Mário Ivo Drugowich, e as Regionais CATI de Andradina e Jaú enviaram registros históricos com imagens de dias de campo, treinamentos, confraternizações, além de momentos que mostram o trabalhos dos técnicos da CATI na contribuição da melhora e do desenvolvimento da…

0
Read More

Antonio Salvador Consalter, presidente do Sindicato Rural de Santa Cruz do Rio Pardo

Funcionário da CATI entre 1974 e 2004, Antonio passou pela Casa da Agricultura de Manduri, Casa da Agricultura de Santa Cruz do Rio Pardo, Delegacia Agrícola de Santa Cruz do Rio Pardo e Escritório de Desenvolvimento Regional de Ourinhos. “Marcante foi a participação do Programa de Microbacias Hidrográficas no município de Santa Cruz do Rio Pardo, a partir de 1988, que originou um vídeo de desenho animado do Mauricio de Souza no personagem do Chico Bento mostrando o envolvimento de todos os…

0
Read More

Confira depoimentos da equipe da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Orlando Melo de Castro – diretor da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios Sérgio Augusto Morais Carbonell, diretor-geral do Instituto Agronômico, de Campinas (IAC) – Apta Luis Madi, diretor geral do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) Renata Helena Branco Arnandes, diretora geral do Instituto de Zootecnia Antonio Batista Filho, diretor geral do Instituto Biológico Luiz Marques da Silva Ayroza, diretor técnico de departamento – Instituto de Pesca Alberto Amorim, coordenador das Câmaras Setoriais da Secretaria de Agricultura e Abastecimento…

0
Read More

Fernando Aluizio Penteado, Secretário Executivo do FEAP, Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Tenho grande orgulho de poder contribuir com esta instituição que completa 50 anos, cuja atuação concorreu para o desenvolvimento da agricultura paulista e que desde a minha época de estudante de agronomia é considerada referência nacional de assistência técnica e extensão rural.  E, quando vim trabalhar na SAA em 2011 para dar efetividade ao FEAP, tive a consciência de que o Fundo alcançaria os objetivos propostos, somente se fizesse um efetivo alinhamento com as diretrizes e ações da CATI.  Então,…

0
Read More

Luiz Marques da Silva Ayroza, diretor técnico de departamento – Instituto de Pesca

  ” Pouco menos de dois anos separam a criação da CATI e o surgimento do Instituto de Pesca (IP). Instituições que ao longo de décadas firmaram uma parceria importante para o setor da aquicultura paulista. Se de dentro dos laboratórios do IP saíram tecnologias que hoje permitem o aumento de produtividade para o setor de pescados, o trabalho dos extensionistas da CATI foi fundamental para que as informações ultrapassassem as paredes dos laboratórios e chegassem até os aquicultores paulistas.…

0
Read More

Alberto Amorim, coordenador das Câmaras Setoriais da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

Históricamente os pequenos agricultores e aqueles envolvidos na Agricultura Familiar mantem grande vínculo com a CATI, não só com a Assistência Técnica, mas, também com o DSMM, departamento responsável pelas Sementes e Mudas de adequada tecnologia para estes produtores. Com a mudança das tecnologias de comunicação e o uso de material educativo em vídeos disponibilizados na Web, as informações chegam ainda mais rapidamente  e podem ser revistas, ajudando as novas gerações a incrementar conhecimento e multiplicá-lo. Sem o apoio da…

0
Read More

Antonio Batista Filho, diretor geral do Instituto Biológico

“O Instituto Biológico (IB) vem desenvolvendo o Programa de Sanidade em Agricultura Familiar (PROSAF). Entre os principais parceiros está a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), cuja participação é fundamental para transferir conhecimento para o pequeno produtor. Trabalhando juntos, IB e CATI cumprem diretiva da Secretaria de Agricultura e Abastecimento que se traduz em aproximar o conhecimento do produtor rural. O PROSAF já treinou aproximadamente 3.000 pessoas em diversos municípios abordando temas relacionados aos principais problemas sanitários e fitossanitários, com…

0
Read More

Renata Helena Branco Arnandes, diretora geral do Instituto de Zootecnia

“O Instituto de Zootecnia (IZ) e CATI têm trabalhado em conjunto para o desenvolvimento sustentável dos agronegócios. Referência nacional e internacional em pesquisas nas áreas de produção animal e pastagens, o IZ estabeleceu duas importantes parcerias com a CATI. O resgate do material genético do Capim Aruana do Banco de Germoplasma IZ, com a multiplicação das sementes para pastagens e o Projeto Integra SP, que visa à sustentabilidade ambiental por meio dos sistemas integrados de produção. Pesquisa e Extensão atendendo…

0
Read More
Redes Sociais
Site Comemorativo 50 anos da CATI

Projeto e desenvolvimento: CATI/SAA-SP
Ano: 2017
Agradecimentos especiais a todos os servidores e produtores que colaboraram com o portal!